Porto Velho recebeu, entre os dias 29 de julho e 11 de setembro de 2025, a primeira edição do Curso de Operações de Fronteira (I COPFRON/RO), promovido pela Polícia Militar do Estado de Rondônia com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC).

O secretário de segurança, defesa e cidadania, coronel BM Vital, destacou: “Este curso é pioneiro e de grande valor operacional, pois prepara nossos agentes para os desafios nas fronteiras.”
A capacitação, que teve duração de 44 dias, contou inicialmente com 44 participantes. Após intensas fases de instrução e avaliação, 32 policiais militares e civis conquistaram a aprovação. Além de representantes de Rondônia, também se formaram policiais dos estados do Acre e do Mato Grosso.

O comandante-geral da PM, coronel Braguin, elogiou: “O I COPFRON é um marco para a segurança pública em nossa região, capacitando nossos profissionais com técnicas essenciais para a proteção das fronteiras.”
O treinamento teve como foco preparar os agentes de segurança para missões estratégicas nas regiões de fronteira, com disciplinas voltadas para operações fluviais e rurais, técnicas de sobrevivência na selva, salvamento aquático, uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, direção ofensiva e tomada de pista, entre outros conteúdos de caráter tático e operacional.
Com a conclusão do curso, os novos operadores de fronteira estão habilitados a atuar em cenários de combate ao crime transfronteiriço, reforçando a integração e a qualificação contínua das forças de segurança pública.
A solenidade de formatura militar do I Curso de Operações de Fronteira da Polícia Militar do Estado de Rondônia (COPFRON 2025) ocorre nesta segunda-feira, 15 de setembro de 2025, às 18 horas, no Quartel do Comando-Geral da PMRO, localizado na Avenida Tiradentes, nº 3360, Bairro Embratel, em Porto Velho/RO.
PMRO