Polícia Federal atua em aldeia indígena e reforça combate a crimes ambientais em RO
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Municipio

Redação, Porto Velho RO, 01 de maio de 2026 - Uma ação integrada da Polícia Federal mobilizou diversos órgãos federais na aldeia Tanajura, localizada na região de Guajará-Mirim, como parte de operações voltadas à proteção de terras indígenas e ao combate a crimes ambientais.
A iniciativa contou com a participação da Polícia Federal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Exército Brasileiro. O objetivo foi coibir práticas ilegais como invasões, extração irregular de madeira e desmatamento em áreas protegidas da Amazônia.
Durante as diligências realizadas em território indígena, equipes encontraram caminhões utilizados no transporte de madeira retirada ilegalmente. Parte do material foi apreendida e veículos foram inutilizados ou destinados a órgãos públicos, conforme os procedimentos legais.
A ação faz parte de um conjunto de operações recentes intensificadas na região de fronteira, considerada estratégica devido à pressão de atividades ilegais sobre áreas ambientalmente sensíveis e territórios tradicionais. As autoridades destacam que os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e outras infrações.
A presença das forças federais na aldeia Tanajura também reforça a atuação do Estado em áreas remotas da Amazônia, onde o acesso é difícil e a fiscalização constante é um desafio. A região de Guajará-Mirim é conhecida por abrigar diversas terras indígenas e extensas áreas de preservação, o que aumenta a necessidade de ações integradas de proteção.
As operações seguem em andamento, com foco na repressão a crimes ambientais e na garantia da integridade dos territórios indígenas em Rondônia.
Fonte: noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
Vendaval arranca telhados e árvore esmaga Corolla zero km durante forte temporal em Ji-Paraná
Cavalo cai em fossa profunda e mobiliza bombeiros em operação emocionante em Ji-Paraná
Pesquisas revelam disputa pulverizada e 35,1% de indecisos na corrida pela Assembleia de Rondônia
Jornalista e escritor Zuenir Ventura morre aos 95 anos
Michelle Bolsonaro é internada em Brasília nesta terça-feira (22/9)
Furia promete revogar “perdão” à Energisa: “É dinheiro do povo de Rondônia”
AROM divulga 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas da Amazônia promovido pela UNIR
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo