Após encontrar Lula, Trump diz que Brasil está "politicamente difícil". Veja vídeo



Após encontrar Lula, Trump diz que Brasil está "politicamente difícil". Veja vídeo

No G7, Trump fez referência às eleições presidenciais brasileiras e à polêmica com o PCC e CV, classificados pelos EUA como terroristas

O líder dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quarta-feira (17/6), que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cúpula do G7, na França, e afirmou que o Brasil está se tornando “um país um pouco duro e perigoso politicamente”. Veja:

Trump foi questionado, em entrevista coletiva no G7, na França, sobre a classificação de facções criminosas brasileiras como organizações terroristas e sobre as tarifas adicionais que os EUA propõem impor ao Brasil.

“Sim [falei com Lula]. [O Brasil] Está se tornando um país duro politicamente. Um pouco perigoso politicamente. Está meio desagradável”, afirmou Trump, ao ser questionado sobre a polêmica PCC-CV e as tarifas adicionais ao Brasil.

No início do mês, o governo dos Estados Unidos classificou as facções Comando Vermelho e PCC como organizações terroristas estrangeiras. A medida do governo norte-americano foi anunciada dias após o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitar Trump e outras autoridades dos EUA.

O governo brasileiro criticou a classificação e afirmou que isso pode “enfraquecer o combate aos criminosos”.

Além disso, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) concluiu uma investigação e propôs taxas adicionais ao Brasil e a outros 59 países, por falharem em deter “trabalho forçado”.

Trump confunde Flávio com Eduardo Bolsonaro

Ao comentar sobre a situação política no Brasil, Trump confundiu Flávio Bolsonaro, senador e pré-candidato à Presidência da República, com um dos irmãos, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que mora nos EUA.

Ele afirmou que “prenderam o Bolsonaro Jr., ou querem prender”. O republicano afirmou que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está “indo bem nas pesquisas”, foi preso por fazer declarações no Texas, um dia após o Supremo Tribunal Federal condenar Eduardo Bolsonaro por coação.

“Escutei que eles prenderam alguém que está concorrendo para cargo público. Eles prenderam o Bolsonaro Jr., que estava indo bem nas pesquisas. Eles o prenderam porque ele fez uma declaração no Texas. Ou eles querem prendê-lo. Eles estão jogando duro”, declarou o presidente norte-americano.

Eduardo atualmente vive no Texas, Estados Unidos. Já o senador Flávio Bolsonaro é o filho de Jair Bolsonaro que é pré-candidato à Presidência e desponta como principal adversário político de Lula nas eleições presidenciais.

A Casa Branca, questionada pelo Metrópoles sobre as falas de Trump, afirmou que não tem “nada a adicionar aos comentários do presidente”.

(Metropoles)






Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +