Tiro de misericórdia



Tiro de misericórdia

O povo de Rondônia tem a oportunidade de mostrar ao Brasil inteiro que aprendeu alguma coisa nos últimos oito anos. Tem a chance inescapável de demonstrar que os ventos da moralidade no trato da coisa pública, que se espalham pelos quatro cantos do mundo – apesar das evidências em contrário, com os vergonhosos escândalos do INSS e Banco Master – chegaram por aqui. Eu digo que o rondoniense tem a chance de mostrar a sua face honesta justamente porque acredito que esses e outros casos de corrupção não podem se exaurir com a manifestação das instituições responsáveis pelo cumprimento da Lei. É preciso que seus autores sejam publicamente execrados nas urnas pelo voto seletivo e consciente.

É hora de a população se mobilizar, sair às ruas e exigir ética na politica para que fatos como esses e outros nunca mais se repitam. Não podemos mais aceitar que ladravazes contumazes insistam em confundir a coisa pública com a coisa privada. Brilhante orador, respeitado pela sua conduta ilibada, Marcos Túlio Cícero, politico e filósofo grego, costumava dizer que, se fosse possível escolher entre três sentenças – cometer injustiças e não sofrê-las, cometê-las e sofrê-las ou evitar ambas – o melhor para gente como Ciro Nogueira, Davi Alcolumbre, Renan Calheiros, entre outras figuras carimbadas da política nacional, seria cometê-las impunemente, pois é a certeza da impunidade que propicia a gestão, a concepção e a sobrevivência dessas pessoas nocivas ao bem comum.

Rondônia tem seus Ciros Nogueiras, Davis Alcolumbres e Renans Calheiros. Eles estão circulando pelos bairros, ruas e distritos de Porto Velho, e também pelas cidades do interior. São os sabidões, aqueles que querem levar vantagem em tudo, que enriqueceram com o suado dinheiro do povo, abroquelados na impunidade reinante. Até quando essa gente vai continuar na vida pública? Até quando o eleitor vai continuar sendo conivente com pessoas desse jaez? Chegou a hora de dar o tiro de misericórdia e providenciar o funeral politico daqueles que não honram o mandato conquistado nas urnas.

Valdemir Caldas 



Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Noticias da Semana

Veja +