Tarifas abusivas e falhas operacionais ensejam condenações e críticas pelo alto custo e insegurança na BR-364
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Municipio
Redação, Porto Velho RO, 21 de setembro de 2026 - Considerada a espinha dorsal do escoamento produtivo e da mobilidade em Rondônia, a BR-364 vive um contraste profundo entre a promessa de modernização e a realidade enfrentada diariamente pelos motoristas. Sob a gestão da concessionária Nova 364, a rodovia figura no topo das estatísticas nacionais de custos tarifários — ostentando o segundo pedágio mais caro do país —, enquanto acumula episódios dramáticos de acidentes fatais, deficiências graves de manutenção e recentes condenações no Poder Judiciário por falhas na prestação de serviços básicos.

A insatisfação dos usuários reflete o descompasso entre o valor cobrado nas praças e a segurança entregue na pista. Denominada historicamente por motoristas como "rodovia da morte" devido ao fluxo intenso de veículos pesados e ao histórico de tragédias, a via segue registrando acidentes graves e vítimas fatais. Paralelamente, decisores da Justiça rondoniense vêm impondo derrotas jurídicas à empresa, apontando omissão e responsabilidade civil em episódios como a presença de detritos perigosos no asfalto e a demora injustificada no socorro a condutores ilhados no escuro, à margem da pista pedagiada

A combinação de preços elevados, serviços deficientes de apoio emergencial e falhas contínuas de sinalização e manutenção recoloca em debate a eficácia do modelo de concessão adotado. Enquanto o setor produtivo e a sociedade civil cobram fiscalização rigorosa dos órgãos reguladores, quem trafega pela BR-364 enfrenta a incerteza de pagar uma das tarifas mais altas do Brasil sem a garantia de trafegabilidade segura, proteção à integridade física e suporte eficiente em momentos de crise.
Fonte: noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
Vendaval arranca telhados e árvore esmaga Corolla zero km durante forte temporal em Ji-Paraná
Cavalo cai em fossa profunda e mobiliza bombeiros em operação emocionante em Ji-Paraná
Pesquisas revelam disputa pulverizada e 35,1% de indecisos na corrida pela Assembleia de Rondônia
Jornalista e escritor Zuenir Ventura morre aos 95 anos
Furia promete revogar “perdão” à Energisa: “É dinheiro do povo de Rondônia”
Michelle Bolsonaro é internada em Brasília nesta terça-feira (22/9)
AROM divulga 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas da Amazônia promovido pela UNIR
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo