CAÇADA A PRÊMIO - Policiais do Bope vão receber R$ 5 mil por apreensão de cada fuzil no Rio de Janeiro

Por: Redação dia: 27/05/2025 11:03:48 na Categoria: Nacional

Rio de Janeiro (RJ) — Um grupo de 26 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tropa de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, será contemplado com uma bonificação inédita no salário de maio, a ser pago em junho. A medida integra a política estadual de estímulo à retirada de armas de guerra das mãos do crime organizado.

O pagamento do bônus de R$ 5 mil por fuzil apreendido foi instituído por decreto do governador Cláudio Castro. Conforme a norma, o valor será dividido entre os integrantes da equipe responsável pela apreensão, quando a operação for realizada por mais de um agente. A premiação vale tanto para ações efetuadas em serviço quanto para intervenções realizadas por policiais em folga remunerada.

Criei esse bônus não apenas como uma forma de estímulo aos policiais, mas também como uma ação estratégica dentro do plano de redução da letalidade policial. No ano passado, as forças estaduais de segurança apreenderam 732 fuzis; este ano, somente a Polícia Militar já apreendeu 264”, destacou o governador Cláudio Castro ao anunciar a medida.

O governador ressaltou ainda a necessidade de mudanças legislativas, defendendo a aplicação de penas mais duras para criminosos flagrados com fuzis, armas classificadas como de uso restrito e bélico.

O decreto estabelece um rigoroso protocolo para que o pagamento do bônus seja efetuado. Entre as exigências, está a elaboração de um laudo pericial da arma, realizado pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil. O documento deve ser anexado ao procedimento policial que originou a apreensão, garantindo a legalidade e a rastreabilidade da operação.

A iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro busca valorizar o trabalho das forças de segurança e reforçar o combate ao armamento pesado nas mãos de organizações criminosas, que historicamente alimentam a violência em áreas de conflito, como comunidades e favelas.

O Bope, considerado uma das unidades mais especializadas do país no enfrentamento ao crime organizado, tem atuado com frequência em operações voltadas para a redução da criminalidade e retirada de armamentos de circulação, especialmente em territórios dominados por facções.

Com a nova política de premiação, o governo espera manter o ritmo de apreensões e avançar na desarticulação de quadrilhas armadas, diminuindo os índices de violência e promovendo maior segurança à população fluminense.

Fonte: noticiastudoaqui.com


Noticias da Semana

Veja +

TV Tudo aqui!

Veja mais

Últimas notícias

Veja mais

Colunistas

Telefones Úteis

Avatar
SEMUSA

(69)3901-3176

Avatar
SEMOB PVH

(69) 3901-3167

Avatar
CERO

(69) 3214-4647

Avatar
EMDUR RO

(69) 3224-6380