Vendas de computador aumentam pela primeira vez em seis anos



Chinesa Lenovo e americana HP estão empatadas em primeiro lugar do mercado, cada uma com 21,9%, seguidos da Dell (16,8%) e da Apple (7,1%)

As vendas de computadores pessoais aumentaram pela primeira vez em seis anos, alavancadas especialmente pelo setor profissional, informou nesta quinta-feira (12) a empresa de pesquisa no setor Gartner.

A chinesa Lenovo e americana HP estão empatadas em primeiro lugar do mercado, cada uma com 21,9%, seguidos da Dell (16,8%) e da Apple (7,1%).

Continua após a publicidade.

As vendas aumentaram 1,42% no segundo trimestre, com 62,1 milhões de unidades, depois de ter diminuído nos últimos anos devido à orientação do mercado para smartphones e tablets.

Segundo a Gartner, o crescimento provém essencialmente das empresas que atualizam seus computadores o sistema operacional do Windows 10.

"As vendas de PC durante o segundo trimestre impulsionaram o aumento da demanda no setor profissional, mas foi compensado por uma baixa no mercado de consumo individual", indicou Mikako Kitagawa, analista da Gartner. 

Continua após a publicidade.

"Quanto aos consumidores (...), continuam utilizando seus smartphones para seus contatos cotidianos como as redes sociais e as agendas, o banco e as compras, o que reduz a necessidade de ter um computador", acrescentou.

De acordo com a Gartner, o mercado vai recuar nos dois próximos anos, com a desaceleração das vendas relacionadas ao Windows 10.

 

Fonte: Noticiasaominuto 

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +