Já ouviu falar das Plantas alimentícias não convencionais?
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Estilo de Vida
São hortaliças usadas na época dos nossos bisavós que caíram no esquecimento… pararam de ser produzidas, vendidas, consumidas ao longo dos anos. Um grande erro, porque são nutritivas e saborosas.
Por sorte, várias delas estão sendo resgatadas pela Embrapa Hortaliças do Distrito Federal e estão voltando à mesa do brasileiro, como o Mangarito, a Ora-Pro-Nobis e o Caruru.
São pelo menos 200 variedades de 63 espécies.
E o mais interessante é que elas estão virando atração em restaurantes diferenciados.
Sim, já tem várias PANC sendo usadas por chefes de cozinha em pratos deliciosos!
ORA-PRO-NOBIS
O destaque fica para a Ora-Pro-Nobis, que vale por um bifinho, como se diz, porque contém 25% de proteína.
A planta é originária do continente americano e seu nome científico é Pereskia aculeata.
Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.
É encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária.
O PROGRAMA
O Momento Ambiental acaba de completar 10 anos de jornalismo focado no Meio Ambiente. Em alta resolução e com uma fotografia diferenciada, o programa tem caráter educativo e usa uma linguagem simples para estimular nas pessoas práticas saudáveis com o próprio corpo e a natureza.
A proposta é mostrar que o telespectador pode ser o personagem principal de mudanças que o Planeta precisa. O interprograma, com duração de 5 a 7 minutos mostra iniciativas sustentáveis, tecnologias e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade.
Cuidar do Meio Ambiente é uma obrigação e também um desafio para todos os habitantes do Planeta e uma preocupação do Conselho da Justiça Federal.
O Momento Ambiental, produzido pelo Centro de Produção da Justiça Federal – CPJUS, é exibido nas TVs Justiça, NBR, em 27 emissoras regionais e nas redes sociais do programa.
RINALDO DE OLIVEIRA
Só Notícia Boa, com informes do Momento Ambiental
Noticias da Semana
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
Vendaval arranca telhados e árvore esmaga Corolla zero km durante forte temporal em Ji-Paraná
Cavalo cai em fossa profunda e mobiliza bombeiros em operação emocionante em Ji-Paraná
Pesquisas revelam disputa pulverizada e 35,1% de indecisos na corrida pela Assembleia de Rondônia
Jornalista e escritor Zuenir Ventura morre aos 95 anos
Michelle Bolsonaro é internada em Brasília nesta terça-feira (22/9)
Furia promete revogar “perdão” à Energisa: “É dinheiro do povo de Rondônia”
AROM divulga 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas da Amazônia promovido pela UNIR
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo