Cone do Cumbre Vieja entra em colapso e erupção se intensifica



 

Neste fim de semana, o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, entrou em sua fase mais explosiva, quando o cone da montanha entrou em colapso parcial e expeliu rios de lava na ilha espanhola. O acúmulo de cinzas provocou o fechamento do aeroporto local neste sábado (25).

– Medidas de acompanhamento do vulcão realizadas desde o começo da erupção registraram a atividade de maior energia na sexta-feira – disseram os serviços de emergência por meio de comunicado.

Continua após a publicidade.

De acordo com as autoridades, 160 pessoas foram evacuadas na sexta-feira à noite e não puderam retornar para suas casas para recuperar seus bens devido à “evolução da emergência vulcânica”.

A erupção, que iniciou-se no domingo (19), já destruiu centenas de casas e forçou a retirada de quase 6 mil pessoas, dentre a população de 83 mil habitantes. Toneladas de lava já foram expelidas. Elas caminham em direção ao mar.

O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan) estima que a erupção deva durar de 24 a 84 dias, com base em explosões anteriores na ilha, que tiveram média de 55 dias de duração.

Continua após a publicidade.

(pleno.news)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +