Não está claro quantas tropas serão removidas. Algumas missões ainda estão em andamento e serão mantidas
![]() |
A Rússia anunciou em comunicado nesta terça-feira, 15, que o governo decidiu retirar algumas tropas militares da fronteira com a Ucrânia.
Em entrevista à agência Interfax, o porta-voz do ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que diversas unidades já “completaram suas missões” de realizar treinamentos militares planejados na região.
“Unidades dos distritos militares do sul e oeste que completaram suas missões já começaram a embarcar no transporte ferroviário e automobilístico e começarão a retornar para suas guarnições hoje. Unidades separadas marcharão a pé como parte do comboio militar”, disse Konashenkov.
Não está claro quantas tropas serão removidas. Algumas missões ainda estão em andamento e serão mantidas.
Na segunda-feira 14 duas reuniões do presidente Vladimir Putin, que tiveram trechos exibidos pela televisão da Rússia, indicaram um recuo no cerco militar à Ucrânia que teve a participação de cerca de 130 mil soldados.
O Ministério da Defesa também divulgou um vídeo de alguns tanques russos e outras armas pesadas sendo carregadas em vagões ferroviários, informou o serviço de notícias Interfax.
O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que só acreditará no que diz o Kremlin quando vir as tropas sendo retiradas. Ele também pediu a saída de todos os mais de 100 mil soldados russos da fronteira entre os países.
(revistaoeste)
