| 
 | 
 | 
Para chegar a um acordo de paz com a Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que seu país está pronto para aceitar um status neutro. A declaração foi dada durante entrevista coletiva, no domingo 27.
“Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para aceitar isso”, afirmou Zelensky. “Trata-se do ponto mais importante.”
O presidente ucraniano revelou aos jornalistas que a Rússia exigiu essas condições. “Lembro-me de eles começarem a guerra por causa disso”, observou Zelensky, ao mencionar que, qualquer acordo, será submetido a um referendo popular.
“Trata-se de uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia”, constatou o presidente. “É delicado, mas estou interessado em garantir que seja não apenas mais um pedaço de papel. Sobre as questões de Donbas e Crimeia: elas também terão de ser discutidas e resolvidas nas negociações de paz.”
Zelensky disse que, caso chegue a um consenso com a Rússia e um possível acordo de paz seja aprovado pelos ucranianos, o documento deve ser transformado em um tratado.
As falas de Zelensky ocorreram depois de o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, anunciar que a próxima rodada de negociações entre os delegados russos e ucranianos será realizada na cidade turca de Istambul, na terça-feira 29.
(revistaoeste)

 
                     
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                             
                            