Com presidência de Lula, relações entre Rússia e Brasil terão novo impulso, diz especialista



 

As relações da Rússia com o Brasil com a presidência de Lula da Silva terão novo desenvolvimento nas esferas política e econômica, disse à Sputnik professora Ludmila Okuneva, gerente do Departamento de História e Política da Europa e América da MGIMO e pesquisadora sênior do Instituto da América Latina da Academia das Ciências da Rússia.

Com 100% das urnas apuradas, Lula obteve 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro. Ao todo, o presidente eleito conquistou mais de 60.345.999 de votos, um recorde na história da democracia brasileira.

Continua após a publicidade.

"Nossos países estão longe um do outro, mas no mundo global de hoje, não tais distâncias como no tempo de Colombo. A qualidade das relações já não depende da distância. Acho que nossas relações serão muito positivas, elas receberão um novo impulso, um novo preenchimento", afirmou a especialista.

Ela recordou que as mesmas relações positivas foram observadas durante os dois primeiros mandatos presidenciais de Lula em 2003-2010, e em 2010 ele visitou a Rússia.

Continua após a publicidade.

De acordo com a previsão dela, vão se desenvolver os laços econômicos, os contatos políticos e o comércio entre os dois países.

A especialista também fez notar que foi durante o primeiro mandato de Lula que ocorreu "um evento tão importante como aquele que a Rússia e o Brasil se tornaram cofundadores do BRICS".

Continua após a publicidade.

Nesta segunda-feira (31), o presidente russo Vladimir Putin, enviou uma mensagem de felicitações a Lula da Silva pela vitória na eleição, expressando esperança de um maior desenvolvimento da cooperação construtiva russo-brasileira, informou o serviço de imprensa do Kremlin.

(sputniknewsbrasil)

 

 



Noticias da Semana

Veja +