Vulcão em erupção perto da capital da Islândia está expelindo gás tóxico



Polícia restringiu acesso ao local e moradores foram alertados sobre fechar janelas e desligar ventilação.

 

Especialistas afirmaram nesta terça-feira (11) que a erupção vulcânica perto da capital Reykjavik, na Islândia, está perdendo intensidade, horas depois de as autoridades alertarem sobre a emissão de “gases tóxicos com risco de vida”.

Continua após a publicidade.

A polícia islandesa restringiu o acesso ao vulcão e os moradores da península foram aconselhados a fechar as janelas e desligar a ventilação, de acordo com o departamento de proteção civil e gerenciamento de emergências na noite de segunda-feira (10).

O escritório meteorológico islandês, Vedur, havia informado anteriormente que a poluição do gás era alta e perigosa nas áreas ao redor da erupção, localizada a cerca de 60 km (37 milhas) da capital, e que a poluição era provável em Reykjanes e Reykjavik. No entanto, horas atrás, a qualidade do ar na área de Reykjavik ainda era considerada “muito boa” ou “boa”, de acordo com o site oficial da Agência Ambiental.

Imagens da erupção mostraram que a fissura havia encurtado, o fluxo de lava diminuído e a pluma de gás estava menor, relatou Magnus Tumi Gudmundsson, professor de geofísica da Universidade da Islândia, à emissora islandesa RUV. Ele afirmou que se tornou uma erupção de pequenas proporções, o que é uma notícia muito positiva, acrescentando que ainda é difícil determinar a duração exata.

Continua após a publicidade.

Segundo o estudioso, é improvável que seja uma erupção de grande escala como as observadas nas primeiras horas. A erupção segue uma intensa atividade sísmica nos últimos dias e é classificada como uma erupção de fissura, que geralmente não resulta em grandes explosões ou na emissão significativa de cinzas na estratosfera, conforme comunicado do governo islandês na noite de segunda.

(conexão politica)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +