Discurso no G20: Após críticas, Lula cita enchentes no RS



Petista se manifestou neste sábado

 

Após ser criticado por manter a viagem à Índia para participar da reunião de líderes do grupo das 20 maiores economias do globo (G20) e não visitar locais de enchente no Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a tragédia causada no estado durante seu primeiro discurso na cúpula. Ele deu declarações neste sábado (9).

Continua após a publicidade.

Lula cobrou de nações ricas ajuda aos países emergentes para que estes possam lidar com as mudanças climáticas. As informações são do Estadão e do site O Antagonista.

– Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais – falou o petista, em Nova Délhi.

Segundo ele, em 2024, o Brasil lançará uma força-tarefa para mobilização global contra a mudança do clima.

Continua após a publicidade.

– Queremos chegar na COP 30, em 2025, com uma agenda climática equilibrada entre mitigação, adaptação, perdas e danos e financiamento, assegurando a sustentabilidade do planeta e a dignidade das pessoas – disse.

Ainda segundo o presidente brasileiro, “quem mais contribuiu historicamente para o aquecimento global deve arcar com os maiores custos de combatê-la”.

(pleno.news)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +