Publicidade

CONFLITO AGRÁRIO NO MÉXICO - Prefeito é sequestrado por indígenas e acaba morto com um tiro na cabeça

Publicidade

 

 

O prefeito de Malinaltepec, no estado de Guerrero, México, Acasio Flores Guerrero, foi assassinado após ser sequestrado por moradores de uma comunidade indígena onde foi inaugurar uma obra pública na quinta-feira (20).

Segundo informações, seu corpo estava na parte traseira de uma caminhonete da prefeitura. O corpo de Flores tinha um tiro na cabeça, afirmou um ativista de direitos humanos que participou das negociações para conseguir sua libertação. 

Segundo a Procuradoria-Geral da República (FGE), que abriu um inquérito por homicídio qualificado no sábado (22), o prefeito estava no bairro Guadalupe, em Alacatlatzala.

Sua esposa, Deyanira Bernardino Arzate, solicitou ajuda às autoridades para libertá-lo. Naquela noite, agentes do Exército mexicano e da Guarda Nacional, além de representantes do governo e da Comissão de Direitos Humanos, tentaram acessar o local, mas foram impedidos por uma estrada bloqueada.

Os membros da comunidade negaram envolvimento no assassinato e distanciaram o incidente do conflito agrário existente entre Malinaltepec e Alacatlatzala.

Na noite de sexta, a prefeitura de Malinaltepec emitiu um comunicado condenando o assassinato e pedindo justiça, afirmando que o crime não deve ficar impune.

A governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, condenou o incidente nas redes sociais e expressou suas condolências aos familiares e amigos de Flores Guerrero, solicitando uma investigação rápida e incansável para identificar e levar à justiça os responsáveis pelo crime.

(jornaldacidadeonline)

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade