
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai avançar com o projeto de sistema de defesa antimísseis Golden Dome (Domo de Ouro). O comunicado aconteceu em uma reunião nesta terça(20/5), na Casa Branca, acompanhado pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegsethe e outras autoridades.
O líder americano ainda destacou que deseja concluir o programa em três anos, com um custo estimado de US$ 175 bilhões. Trump deseja pôr o projeto em funcionamento antes de deixar o cargo de presidente. O Canadá manifestou interesse em participar.
O sistema de defesa visa criar redes de satélites para detectar, rastrear e interceptar mísseis. Trump afirmou que o general Michael Guetlein, da Força Espacial dos EUA, supervisionará a implementação do projeto.
“Uma vez totalmente construído, o Golden Dome será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outros cantos do mundo e mesmo que sejam lançados do espaço”, disse Trump. “Acabando para sempre com a ameaça dos mísseis ao território americano”.