Brasil registra 1.682 novas mortes por covid-19 em 24 h, segundo ministério



 

Nesta quinta-feira (3), o Ministério da Saúde divulgou que o Brasil reportou 1.682 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, houve 469.388 óbitos provocados pela doença em todo o país.

Pelos dados do ministério, houve 83.391 casos confirmados de covid-19 no Brasil entre ontem e hoje, elevando o total de infectados para 16.803.472 desde março de 2020.

Continua após a publicidade.

Segundo o governo federal, 15.228.983 pessoas se recuperaram da doença até o momento, com outras 1.105.101 em acompanhamento.

Mortes de covid voltam a subir em SP

A curva do número de pessoas mortas de covid-19 saiu da estabilidade e voltou a crescer no estado de São Paulo.

Continua após a publicidade.

Desde o começo de abril, a média móvel de óbitos —calculada com base nos sete dias anteriores— vinha em estabilidade. Na penúltima semana de maio, a curva mudou de tendência, voltou a subir e registrou um aumento de 9% nas mortes em relação à semana anterior.

O levantamento foi feito pelo instituto Info Tracker —plataforma criada pelas universidades paulistas USP e Unesp para monitorar a pandemia—, a pedido do UOL.

Na semana do dia 17 de maio, 3.395 vidas foram perdidas para a covid-19. Na semana seguinte, do dia 24 de maio, o número subiu para 3.690.

Continua após a publicidade.

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

(Uol)



Noticias da Semana

Veja +