Salvador vai receber Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet neste sábado



 

Nada menos do que quatro presidenciáveis vão dividir holofotes em Salvador neste sábado, nas comemorações do feriado local de 2 de Julho. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem agenda na capital baiana, assim como Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

A presença do presidente da República e a dos demais pré-candidatos marcam a comemoração da expulsão dos portugueses da capital baiana, ocorrida em 1823. Os futuros adversários da eleição de outubro vão estar em pontos diferentes da cidade, em um raio de 3,5 quilômetros.

Continua após a publicidade.

Segundo o governo da Bahia, mais de mil policiais vão trabalhar nas festividades de 2 de Julho. A Secretaria de Segurança Pública não detalhou se haverá esquema especial envolvendo os pré-candidatos, mas informou que “pontos de atenção serão monitorados”.

Agenda dos pré-candidatos

Depois de participar de uma solenidade em Feira do Santana na sexta-feira, Jair Bolsonaro vai participar de ‘motociata’, com concentração no Farol da Barra, a partir das 8 horas.

Continua após a publicidade.

O evento é organizado pelo pré-candidato a deputado estadual Cezar Leite (PSC), que falou sobre o ato nas redes sociais.

Continua após a publicidade.

Se Bolsonaro estará nas ruas, Lula, por sua vez, vai ser estrela em um evento fechado, agendado para a Arena Fonte Nova, a partir de 10h30. Entre os políticos confirmados, o atual governador baiano, Rui Costa, e o pré-candidato ao governo do Estado Jerônimo Rodrigues, ambos do Partido dos Trabalhadores. A organização do ato exige um cadastramento para ter acesso ao estádio.

Já Ciro Gomes vai participar de ato cívico no Largo da Lapinha, às 7 horas, onde se juntará a um cortejo que marca o feriado de 2 de Julho. Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador, é uma das personalidades confirmadas no ato.

senadora Simone Tebet também visita a capital baiana neste sábado e participa do mesmo cortejo em que Ciro vai estar. A região do ato fica a apenas 1 quilômetro de distância da Arena Fonte Nova, onde acontecerá o evento com Lula.

Sobre o feriado em Salvador

O feriado de 2 de Julho celebra a expulsão das tropas portuguesas de Salvador, em 1823, quase dez meses depois de a Independência do Brasil ser declarada, por Dom Pedro I, em São Paulo.

Ao contrário de outros pontos do país, onde a ruptura com a Coroa Portuguesa aconteceu sem luta armada, na Bahia a independência foi precedida por batalhas entre tropas aliadas a Portugal e grupos de brasileiros.

(revistaoeste)



Noticias da Semana

Veja +