Belém é honesta



Finalmente uma boa notícia, dada pela revista americana Reader's Digest e anunciada pela Exame, da editora Abril: Belém é uma cidade mais honesta do que o Rio, num ranking limitado preparado pela revista, com base na devolução de carteiras perdidas. Se o belenense é honesto, por que boa parte dos seus representantes políticos não é?

Depois de colocar São Paulo entre as cidades mais honestas em ranking global (mas limitado), a revista americana Reader’s Digest resolveu ampliar seu teste, incluindo mais quatro cidades brasileiras, além do Rio de Janeiro, que já estava presente.

A capital paulista se manteve no primeiro lugar nacional, mas foi seguida de perto por Belém, no Pará (veja tabela abaixo).

Se fosse incluída no ranking internacional, o nível de honestidade da capital paraense se assemelharia ao de Nova York, nos Estados Unidos, e ao de Budapeste, capital da Hungria. Em ambas, 8 carteiras, de um total de 12, foram devolvidas.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

E ficaria na frente de cidades europeias como Berlim, Londres e Madri.

Em setembro, a revista americana Reader’s Digest fez uma pesquisa em 16 cidades do mundo para avaliar a honestidade de seus moradores. Nada muito elaborado ou de alto valor estatístico: 12 carteiras foram propositalmente “perdidas” junto com um cartão com dados de seu dono fictício. O objetivo era ver quantas seriam devolvidas.

Naquela ocasião, o Rio era a única representante brasileira. Apesar de empatar com a suíça Zurique, o resultado carioca não foi bom: apenas 4 carteiras encontraram o dono fictício novamente.

Em outubro, a capital paulista foi colocada no jogo, e só ficou atrás de Helsinque, na Finlândia, com a devolução de 9 carteiras.

Nesta última atualização, a equipe brasileira da revista decidiu estender o teste para outras quatro cidades, de tamanhos variados, nas cinco regiões do país. As escolhidas foram: Belém (PA), na região Norte; Salvador (BA), no Nordeste; Dourados (MT), no Centro-Oeste; e Bento Gonçalves (RS), na região Sul.

Segundo a revista, das 72 carteiras postas a teste no Brasil, 54% foram devolvidas. É um percentual um pouco maior que a média mundial, de 49%.

 

CIDADE                                                          CARTEIRAS DEVOLVIDAS [DE UM TOTAL DE 12]

 

Mesmo número de:

1ª – São Paulo (SP)    9                             Mumbai (Índia)

2ª – Belém (PA)           8                                            Nova York (EUA)

3ª – Salvador (BA)     7                             Amsterdã (Holanda)

4ª – Bento Gonçalves (RS)   6             Berlim (Alemanha)

5ª – Dourados (MS)  5                             Londres (Reino Unido)

6ª – Rio de Janeiro (RJ) 4    

 

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Editor do Jornal Pessoal        

 



Noticias da Semana

Veja +