“PT passou a boiada na CPI do MST”, diz deputado excluído da comissão por pressão de Lula na Câmara



Deputado da oposição ocupava vaga do PP na CPI e é um dos substituídos após pressão do Planalto

 

Para o deputado Coronel Meira, do PL, o PT “passou a boiada” na CPI do MST. O parlamentar é um dos sete integrantes da oposição excluídos da comissão, nesta quarta-feira (9/8), após pressão do Planalto sobre o PP, Republicanos e União Brasil.

Continua após a publicidade.

Meira ocupava uma das vagas do PP na CPI. Agora, será substituído por outro parlamentar mais alinhado com o governo Lula.

O deputado avalia que a articulação se deve ao desempenho da oposição na CPI. “Nós conseguimos chegar à ferida, como se diz, do movimento. A gente ouviu depoimentos, como ontem e hoje, com provas cabais de atuação miliciana, então eles se desesperaram”, disse Meira.

O termo “boiada” é usado frequentemente pelos deputados de esquerda para criticar a atuação de Ricardo Salles, relator da CPI, como ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro.

Continua após a publicidade.

“A boiada é como eles colocam sempre, debochando dos membros da CPI que são conservadores. Eles se referem que a boiada iria passar”, disse o deputado.

“E hoje a boiada passou verdadeiramente na CPI do MST, com eles retirando sete membros e não permitindo a CPI de convocar o ministro Rui Costa”, reclamou.

Messias Donato e Diego Garcia deixaram a CPI ontem no fim da tarde. Hoje foram retirados Magda Mofatto, Coronel Meira, Clarissa Tecio, Nicoletti e Alfredo Gaspar.

Continua após a publicidade.

As trocas ocorrem em meio à aproximação do Planalto com as duas legendas. A expectativa é que PP, Republicanos e União Brasil emplaquem ministros no governo Lula nos próximos dias.

(metropoles)



Noticias da Semana

Veja +