China quebra recorde em importações de soja e amplia em 6,5% compras do grão



China importou a maior quantidade de soja da história em 2024, enquanto compradores preocupados com as crescentes tensões comerciais entre EUA e China se apressaram para garantir estoques dos EUA antes da posse do presidente eleito Donald Trump.

Segundo informações da Agência Reuters, o maior comprador mundial da oleaginosa importou 105,03 milhões de toneladas de soja em 2024, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, de acordo com dados alfandegários divulgados hoje (13). 

Continua após a publicidade.

Os volumes recordes de importação anual foram impulsionados pela queda nos preços da soja na Bolsa de Chicago em 2024, fortes margens de esmagamento e preparações dos compradores devido às preocupações com uma guerra comercial, disse Rosa Wang, analista da consultoria agropecuária JCI, com sede em Xangai.

Em dezembro, as chegadas caíram 0,2%, para 7,94 milhões de toneladas, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo cálculos da Reuters com base nos dados alfandegários. O volume ficou abaixo das estimativas dos analistas, que apontavam cerca de 8,2 milhões de toneladas a serem adquiridas, marcando o menor volume em quatro anos. “Isso pode ser devido à velocidade no processo de liberação alfandegária”, disse Wang.

fonte canal rural

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +