
O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (23) para criticar e ironizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em especial Alexandre de Moraes, após declarações do senador norte-americano Marco Rubio sobre possíveis sanções contra autoridades brasileiras.
Durante seu discurso, van Hattem satirizou a suposta reação dos ministros diante da possibilidade de sanções, sugerindo que teriam buscado apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar medidas restritivas. “Foram pedir socorro para o papai Lula”, afirmou o parlamentar. Ele continuou, imitando um apelo: “Lula, nos ajuda pelo amor de Deus, vão cancelar nossos cartões de crédito, com o dinheirinho que nossas famílias ganham nos processos que nós julgamos no STF. Lula, papai Lula, nos salve”.
A fala do deputado ocorre em meio a tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, após Rubio indicar que sanções contra Moraes estão sendo consideradas. O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, teria buscado diálogo com autoridades norte-americanas para esclarecer a situação.
Van Hattem, conhecido por suas posições críticas ao STF, especialmente em relação às ações do ministro Alexandre de Moraes, já havia sido indiciado pela Polícia Federal em 2024 por calúnia e injúria contra um delegado da corporação.
A repercussão das declarações do deputado reflete o clima de polarização política no país e as críticas de setores conservadores ao Judiciário brasileiro.
Veja o vídeo completo do discurso de van Hattem:
Fonte: noticiastudoaqui.com