
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram concreta a possibilidade de condenação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a escalada de declarações públicas do parlamentar contra a Corte e, em especial, contra o ministro Alexandre de Moraes. A informação foi revelada em reportagem publicada nesta terça-feira (27) pelo jornal O Globo.
Atualmente fora do país, Eduardo Bolsonaro tem articulado junto a autoridades norte-americanas para que sejam impostas sanções a Moraes, incluindo bloqueio de bens e restrições de visto. Segundo o parlamentar, seu retorno ao Brasil depende diretamente da adoção dessas medidas, o que causou forte reação nos bastidores do Supremo.
Cinco ministros da Corte, ouvidos sob condição de anonimato, avaliam que Eduardo ultrapassou o limite da liberdade de expressão ao sugerir ações externas contra integrantes do Judiciário brasileiro. Para eles, há indícios claros de tentativa de intimidação e possível coação de autoridades que conduzem investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O receio de Eduardo de ser preso caso volte ao Brasil é compartilhado por seus aliados mais próximos. Em entrevista recente, o deputado admitiu o temor:
— “Eu quero retornar, mas não posso levar uma pena de 12 anos na cabeça.”
Em tom desafiador, ele completou:
— “Eu não posso ficar na coleira do Moraes. Ele é que tem que ficar encoleirado no quadrado dele, dentro das competências dos Poderes.”
A fala provocou indignação entre ministros do STF, que interpretam as declarações como parte de uma estratégia de intimidação institucional. O Supremo avalia que Eduardo Bolsonaro poderá responder criminalmente não apenas por ataques à honra de magistrados, mas também por possível tentativa de obstrução das investigações e coação de autoridades.
O caso acontece em meio ao avanço das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado e outros atos antidemocráticos, que têm como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos.
Até o momento, Eduardo Bolsonaro não apresentou previsão de retorno ao Brasil. O parlamentar se encontra em território norte-americano, onde participa de encontros políticos e de eventos ligados à direita internacional.
A assessoria do deputado foi procurada, mas não respondeu aos pedidos de comentário até a publicação desta matéria. O STF também não se manifestou oficialmente sobre as declarações.
Fonte: noticiastudoaqui.com