
A terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest em 2025, divulgada nesta quarta-feira (4/6), apontou que, para 44% dos eleitores, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é pior do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 45% avaliam que a gestão está abaixo do que esperavam.
Cerca de 36% entendem que o governo de Lula não está nem melhor nem pior, e 16% afirmam que está melhor. A pesquisa apontou também que 57% desaprovam o governo Lula, enquanto 40% aprovam.
Os números mostram alta desaprovação, mas estabilidade: em relação à pesquisa anterior, a parcela que não aprova o governo do petista oscilou um ponto percentual para cima — de 56% para 57%. A aprovação também caiu um ponto percentual – de 41% para 40%.
A pesquisa dedicou um bloco ao esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esquema revelado pelo Metrópoles. Segundo o levantamento, 8% atribuem a responsabilidade às entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados, mesmo percentual dos que responsabilizam o governo Bolsonaro.