País é superado apenas pela Turquia, onde taxa é estimada em 12,34%
Apesar de ligeira desaceleração em setembro, os juros reais do Brasil mantêm o país na segunda posição do ranking global compilado pela MoneYou e Lev Intelligence.
Com a manutenção da Selic em 15% ao ano, a taxa descontada a inflação é estimada em 9,51% em setembro. O cálculo representa uma ligeira desaceleração ante julho, quando os juros reais eram calculados em 9,76%.
O Brasil é superado apenas pela Turquia, onde a taxa é estimada em 12,34%.

O levantamento considera os 40 países mais relevantes do mercado de renda fixa mundial nas últimas duas décadas.
O Copom (Comitê de Política Monetária) voltou a manter a taxa Selic - que mede os juros básicos do país - em 15% ao ano nesta quarta-feira (17). Esta é a segunda manutenção realizada pelo Banco Central desde que interrompeu o ciclo de aperto monetário em julho. A Selic segue no maior patamar desde 2006.

Em suas últimas decisões, o BC já previa manter a taxa de juros em "patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado".
A decisão vem em linha com a expectativa do mercado, apurada pelo boletim Focus, que é compilado semanalmente pela própria autarquia.
A mediana dos agentes econômicos antevê que a Selic só deve voltar a cair no dia 28 de janeiro de 2026, primeira reunião do Copom no próximo ano, com um corte de 0,25 ponto percentual, a 14,75%.
(CNN Brasil)