
A Procuradoria-Geral da República ( PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal ( STF) uma denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) por coação em processo judicial. A informação foi confirmada pelo Portal iG.
A denúncia está relacionada à tentativa de interferir no processo sobre a tentativa de golpe de Estado, no qual seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal ( STF) a 27 anos e 3 meses de prisão.
Segundo a PGR, Eduardo teria buscado apoio junto ao governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, para impor sanções e tarifas ao Brasil e a autoridades do Judiciário, em represália ao julgamento.
Eduardo Bolsonaro não foi o único a ser denunciado.
Em nota ao iG, o Ministério Público Federal ( MPF) afirmou: “O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, denunciou Eduardo Bolsonaro e Paulo Renato Figueiredo Filho ao Supremo Tribunal Federal (STF) por coação em processo judicial”.
Paulo Figueiredo é aliado da família Bolsonaro e teria agido nos EUA junto com Eduardo.
Ainda de acordo com o MPF, a denúncia aponta que os dois articularam ações para intervir em processos judiciais com o objetivo de beneficiar o ex-presidente e o próprio Paulo Figueiredo.