
Em 2023, o governo Lula incluiu o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no calendário oficial de feriados nacionais
A sexta-feira (21/11) após o feriado do Dia da Consciência Negra não será ponto facultativo para servidores do Executivo Federal, segundo apurou o Metrópoles.
Apesar das expectativas, os servidores públicos federais não poderão emendar o feriado, de acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), responsável pelos servidores.
Dia da Consciência Negra
Em 2023, o governo Lula incluiu o Dia da Consciência Negra, a ser celebrado em 20 de novembro, no calendário oficial de feriados nacionais. A data é uma referência a Zumbi dos Palmares e reforça a importância de refletir sobre a história e os direitos da população negra no Brasil.
O objetivo é promover debates sobre a desigualdade racial e o racismo, além de promover a valorização da cultura afro-brasileira.
A sanção da lei que estabelece a data como feriado nacional ocorreu após pressão de diversos grupos militantes da causa.
(Metropoles)