Alexandre de Moraes agradece Lula por suspensão da Magnitsky




O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, dirigiu-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para agradecer o “empenho” do petista para a revogação das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos contra ele e sua esposa.

“Em meu nome e em nome da minha esposa, quero agradecer o empenho do presidente Lula. A verdade venceu hoje. O presidente se recorda que, logo em julho ou agosto, quando o Supremo se reuniu na presidência para tratar das sanções, eu pedi que o presidente não tomasse nenhuma medida contra isso, porque eu acreditava que a verdade, no momento que chegasse às autoridades americanas, prevaleceria. Com o empenho do presidente, a verdade prevaleceu”, afirmou Moraes durante evento de lançamento do SBT News em Osasco, na Grande São Paulo.

Continua após a publicidade.

“Vitória tripla”

Moraes classificou a retirada da sanções dos Estados Unidos contra ele e a esposa, Viviane, como uma “vitória tripla” do Judiciário.

“Vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se vergou a ameaças, a coações, e não se vergará, e continuou com imparcialidade, seriedade e coragem. A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão na soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia”, disse Moraes.

Continua após a publicidade.

O que é a Lei Magnitsky

Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam seus alvos, principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas.

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +