
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma alusão ao seu próprio julgamento na Justiça Federal ao elogiar a atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) na açao da trama golpista. Lula disse que os acusados foram condenados com “base em provas robustas” e não “com ilegalidades em série, meras convicções e PowerPoints fajutos”.
“Todos eles tiveram amplo direito de defesa, foram julgados com transparência e imparcialidade e condenados com base em provas robustas e não com ilegalidades em série, meras conficções e PowerPoints fajutos”, destacou.
Lula foi condenado em 2017 pela Justiça Federal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na época, ficou marcado o episódio da apresentação de um PowerPoint pelo então procurador Deltan Dallagnol para ilustrar a denúncia contra Lula.
Durante a apresentação, Dallagnol disse que tinha “convicção” de que o então ex-presidente era culpado. A frase viralizou. Em 2021, o STF anulou as condenações contra Lula por irregularidades durante a condução do processo.