38 expositores comercializaram seus produtos no 1º dia da 1ª Rodada Prévia de Negócios realizada em Costa Marques, para a 8ª Rondônia Rural Show marcada para os dias 22 a 25 de maio em Ji-Paraná.
O evento, realizado pelo governo de Rondônia, contou com a presença de parlamentares brasileiros e um grupo de empresários e políticos bolivianos conduzidos pelo prefeito Efrain Salvaterra.
Na ocasião, os parlamentares defenderam a desburocratização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a criação de programas de fomento para os pequenos produtores rurais.
A exemplo disso, elogiaram a decisão dos bancos em aceitar o protocolo do pedido de outorga na Sedam para liberação das linhas de financiamento. Em Costa Marques, o impasse estava impedindo a contratação de R$ 2 milhões em propostas no Banco do Brasil. As instituições estavam pedindo a licença de outorgas como critério para liberar os recursos.
Já Laerte pediu ao Governo programas de fomento para subsidiar os pequenos produtores e a sensibilidade do governador Marcos Rocha para atender suas indicações.
Uma delas, pede a criação de programa de refinanciamento de dívidas, o Refis Rural, com descontos de até 95% nas juros e multas aplicadas aos agricultores pelo Idaron e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
O deputado Eyder Brasil, líder do Governo na Assembleia, aproveitou para informar que a ordem do governador Marcos Rocha é o alinhamento dos órgãos do setor produtivo para organizar e fomentar o desenvolvimento agrícola. Segundo ele, Emater, Idaron e Seagri estão conversando para realizar ações integradas.
A comitiva boliviana expôs seus produtos e defendeu a integração econômica dos dois países na região do Guaporé. Na luta iniciada pelo deputado Lebrão, só falta a Receita Federal se instalar no local para iniciar as operações. A empresa Rondonave já disponibilizou uma balsa para travessia de produtos entre Rondônia e as cidades bolivianas.
Estiveram presentes o senador Marcos Rogério, os deputados estaduais Eyder Brasil (PSL), Ismael Crispin (PSB), Cirone Deiró (Podemos), Eurípedes Lebrão (MDB) e Laerte Gomes (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa,
Fonte: noticiastudoaqui.com