Pedido de Impeachment do governador Marcos Rocha é lido na Assembleia Legislativa de Rondônia



Porto Velho, RO - O deputado estadual primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Rondônia, Ismael Crispin (PSB) leu o pedido de Impeachment protocolado pelo advogado Caetano Vendimiatti Neto, que pede o Impeachment do governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) por crime de responsabilidade, por não respeitar a constituição estadual nomeando diretores de autarquias e fundações sem autorização dos deputados estaduais.

O pedido agora segue para CCJR - Comissão de Constituição e Justiça e de Redação que tem como membros: Adelino Follador (DEM), Anderson SINGEPERON (PROS), Jair Montes (PTC), Jean Oliveira (MDB),  Marcelo Cruz (PTB), Aélcio da TV (PP), Cássia Muletas (PODEMOS) e Ismael Crispin (PSB).

IMPEACHMENT

O   governador Marcos Rocha (PSL) completou três meses à frente do Executivo Estadual e já enfrenta um pedido de impeachment (impedimento) protocolado na Assembleia Legislativa de Rondônia pelo advogado Caetano Vendiamiatti Neto, do município de Vilhena.

Continua após a publicidade.

Na denúncia com pedido de providências apresentada na Assembleia contra Marcos Rocha, o advogado sustenta que o governador violou artigo da Constituição Estadual ao promover 16 nomeações de presidentes e dirigentes de autarquias e fundações do Estado sem que os nomes tenham sido aprovados pelo Legislativo, como preceitua a Constituição rondoniense.

Segundo o advogado, as nomeações teriam de ser aprovadas pela maioria dos membros do legislativo estadual.

Os cargos são de presidentes e dirigentes da AGERO – Agência de Regulação de Serviços; Agevisa – Agência de Vigilância em Saúde; Caerd, Companhia de Mineração de Rondônia, DER, Detran, Emater, Fapero – Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas ; Fhemeron – Fundação de Hematologia e Hemoterapia; Soph – Sociedade de Portos e Hidrovias; Idaron, Ipem, Jucer, Rongás e Cetas.

Continua após a publicidade.

Além de tentar enquadrar o governador Marcos Rocha em crime de responsabilidade, o advogado pede, na sua denúncia, que as nomeações sejam sustadas, tornando-se nulos todos os atos, e o chefe do Executivo afastado imediatamente do cargo.

Citando as constituições estadual e federal, Caetano Neto, pede, ainda, que ao acolher sua denúncia, a Assembleia Legislativa afaste imediatamente o governador do cargo por crime de responsabilidade. 

Fonte: Oobservador 

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +