Este ano a comprovação para votar em novembro, só através de documento. Pandemia suspendeu a biometria



 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seguindo recomendações apresentadas por infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais 2020, vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação.

A consultoria sanitária é prestada gratuitamente e tem o objetivo de estabelecer regras de segurança para as eleições de 2020. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, tomou a decisão após orientação dos médicos que integram o grupo que presta a consultoria.

Continua após a publicidade.

A decisão foi pautada em 2 fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.

A nova regra deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e após o recesso do Judiciário será submetida ao referendo do plenário do TSE.

Além disso, foi definido que a cartilha de recomendação sanitária, que será utilizada nas eleição vai considerar cuidados para:

Continua após a publicidade.
  • Eleitores;

  • Mesários;

  • Fiscais de partido;

  • Higienização do espaço físico das seções;

  • Policiais militares e agentes de segurança;

  • Movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs);

  • populações indígenas/locais de difícil acesso;

  • e população carcerária.

Segurança nas eleições 2020

Em síntese, o intuito dos envolvidos é “proporcionar o mais alto grau de segurança possível para os eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral” por conta da pandemia da Covid-19.

Continua após a publicidade.

Para isso será avaliado todos os riscos à saúde pública durante a votação, além do desenvolvimento e divulgação do protocolo sanitário e ambiental a ser adotado.

Ainda, de acordo com os médicos, em novembro, mês em que ocorrerá as eleições, a situação da pandemia estará em condição bastante inferior à registrada atualmente.

O 1º turno das eleições irá acontecer no dia 15 de novembro, e o segundo turno no dia 29 de novembro.

De acordo com informações do TSE.

 



Noticias da Semana

Veja +