Bolsonaro vai a Juiz de Fora no início oficial da campanha



 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu Juiz de Fora (MG) para sua 1ª viagem depois do início oficial da campanha eleitoral. Ele viajará na 3ª feira (16.ago.2022). É a 2ª vez que o chefe do Executivo visitará a cidade neste ano. Em 15 de julho esteve no município pela 1ª vez desde que sofreu uma facada durante a campanha de 2018.

Minas Gerais é 2º maior colégio eleitoral do país, com 16,2 milhões de pessoas aptas a votar em 2022. É um Estado estratégico para as eleições. Por ser a casa de 10% do eleitorado nacional, Minas Gerais é fundamental para quem quer chegar ao Palácio do Planalto.

Continua após a publicidade.

Um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL) disse que o 1º ato de campanha “não tinha como ser em outro lugar” e que em Juiz de Fora o presidente “nasceu de novo”.

Além de Minas Gerais, o QG eleitoral de Bolsonaro também planeja viagens para São Paulo e Rio de Janeiro, 1º e 3º maiores colégios eleitorais do país. Neste sábado (13.ago), o chefe do Executivo participará da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, Estado que é seu berço político.

A assessoria da campanha ainda não detalhou todos os compromissos de Bolsonaro em Juiz de Fora, mas o presidente está previsto para fazer uma motociata com apoiadores às 11h. No radar, está a possibilidade de encontros com religiosos.

Continua após a publicidade.

REUNIÃO COM CANDIDATOS PARA GRAVAR PROPAGANDAS

Bolsonaro se reuniu nesta 6ª feira (12.ago) com candidatos do PL para gravar as propagandas eleitorais para as eleições de outubro. A gravação foi realizada em uma produtora no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

O empresário bolsonarista Luciano Hang e alguns dos ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro marcaram presença, como o ex-ministro do Turismo Gilson Machado e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Continua após a publicidade.

Ambos os ministros são candidatos ao Senado por Pernambuco e São Paulo, respectivamente. Hang é cotado para concorrer ao Senado por Santa Catarina.

Também estavam presentes os políticos:

  • Major Vitor Hugo (PL), candidato a governador de Goiás;

  • Wilder Morais (PL), candidato a senador por Goiás;

  • Anderson Ferreira (PL), candidato a governador de Pernambuco;

  • Nilvan Ferreira (PL), pré-candidato a governador da Paraíba;

  • Carlos Manato (PL), pré-candidato a governador do Espírito Santo;

  • Flávio Bolsonaro (PL);

  • Nikolas Ferreira (PL); candidato a deputado federal por Minas Gerais;

  • Bruno Engler (PL); candidato a deputado estadual por Minas Gerais;

  • Cleitinho Azevedo (PSC), pré-candidato a senador por Minas Gerais;

  • Hamilton Mourão (Republicanos), candidato a senador pelo Rio Grande do Sul.

O deputado Cleitinho; o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira; o deputado estadual, Bruno Engler; e o presidente também se reuniram para gravar um vídeo chamando apoiadores para a motociata em Juiz de Fora.

INTENÇÕES EM MG

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 6ª feira (12.ago) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto em Minas Gerais. Bolsonaro tem 33%.

Em Minas Gerais, Bolsonaro apoia a candidatura do senador Carlos Viana (PL) ao governo. O governador de Minas GeraisRomeu Zema (Novo), segue liderando a disputa pelo Estado com 46% das intenções de voto, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta 6ª feira (12.ago). Em 2º lugar, está o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), marcando 24%. Carlos Viana tem 6% das intenções.

O instituto Quaest entrevistou presencialmente 2.000 eleitores em Minas Gerais de 6 a 9 de agosto. A margem de erro é estimada em 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08299/2022. Custou R$ 122.625,00 e foi paga pelo banco Genial. Eis a íntegra do levantamento (8 MB).

TSE

A viagem pra Juiz Fora será realizada no mesmo dia da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A cerimônia está marcada para às 19h. A presença do presidente ainda não foi confirmada oficialmente.

O chefe do Executivo recebeu o convite para o evento na 4ª feira (10.ago). Moraes e o ministro Ricardo Lewandowski, que será o vice da Corte Eleitoral, vieram ao Palácio do Planalto para entregar o convite presencialmente.

Em junho, Moraes foi eleito presidente do Tribunal e ficará responsável pelas eleições de 2022. O mandato terá duração de 2 anos. O ministro assume a Corte em um momento de tensão entre os Poderes Judiciário e Executivo.

Bolsonaro tem questionado a segurança do sistema eleitoral brasileiro e a atuação do TSE. Afirma, sem provas, que houve fraude nas últimas eleições.

O chefe do Executivo também já fez duras críticas à atuação de Moraes e suas decisões em diversas ocasiões. Ao todo, Bolsonaro é alvo de 4 inquéritos no Supremo, sendo 3 relatados por Moraes. As investigações são pano de fundo do tensionamento da relação com o Judiciário.

Moraes será o responsável por relatar o registro da candidatura de Bolsonaro nas eleições. A chapa com o general Walter Braga Netto foi registrada pelo PL no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na 3ª feira (9.ago).

Apesar dos atritos, o Planalto tenta se aproximar dos ministros do STF por medo de o chefe do Executivo ser preso e a percepção de que o governo está perdendo apoio.

(Poder360)



Noticias da Semana

Veja +