Ieda Chaves defende o alinhamento de estratégias durante debate no Parlamento Amazônico



Reunião Ampliada em Tocantins abordou, principalmente, a regularização fundiária.

 

Preocupada com os interesses da região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou, na quinta-feira (22), da IV Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins (Aleto). O encontro reuniu cerca de 40 autoridades políticas para discutir temas diversos, entre eles, a regularização fundiária, licenciamento ambiental, exploração mineral e do petróleo na Amazônia.

Continua após a publicidade.

Segundo a parlamentar, o encontro serviu como forma de articulação política aos interesses da região, principalmente às questões de regularização fundiária. “É bem importante que possamos sair do discurso e ir à prática. São temas complexos, principalmente neste eixo. Para pensar o desenvolvimento territorial e sustentável na Amazônia precisamos de um diálogo permanente e monitoramento para o fortalecimento de estratégias. Desta forma, estamos trabalhando para minimizar as questões burocráticas”, observou.

De acordo com a deputada estadual do Pará e presidente da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Edna Auzier, o encontro serviu, entre outras possibilidades, para o fortalecimento da representatividade do colegiado.

“Eu tenho certeza que a gente ainda vai comemorar muitas vitórias juntos. Este é só o começo e me ajudem a cuidar da nossa Amazônia. Participem, deem ideias e entrem com encaminhamentos, vamos trocar projetos exitosos entre nós”, indicou.

Continua após a publicidade.

Comprometimento

Edna lembrou que ao final de todas as reuniões nos estados, em outubro de 2023, será apresentado um documento ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a apresentação daquilo que é necessário à Amazônia para que ela não seja só uma referência de preservação, mas de desenvolvimento e geração de riqueza, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Convidado

Continua após a publicidade.

Para discutir uma das temáticas desta edição, foi convidado o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Moisés Savian.

O Parlamento

O Parlamento Amazônico conta com delegações do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia e Tocantins. A próxima reunião será no dia 31 de agosto, em Boa Vista (RR).

Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I SECOM ALE/RO



Noticias da Semana

Veja +