Alex Redano coordena reunião de trabalho entre moradores do PAF Jequitibá, Incra e Sedam



Produtores rurais que moram na área há décadas pediram apoio do parlamentar para fazer junção de forças com bancada federal em Brasília (DF).

 

Na tarde da última quinta-feira (22), no plenarinho 02, da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) coordenou uma reunião de trabalho entre moradores do PAF Jequitibá, que fica a cerca de 60 quilômetros de Porto Velho, representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Continua após a publicidade.

Na oportunidade, em conversa com produtores rurais que residem na área há décadas, Alex Redano explicou os motivos do encontro. “A gente está aqui para conversar, tirar as dúvidas e evitar desinformação. Também queremos encontrar saídas para a população. Eu creio que para aquela área, o melhor caminho é a titulação definitiva. Tem que envolver todas as autoridades, especialmente o Governo Federal por meio do Incra”, comentou ele.

Estiveram presentes o servidor do Incra, conhecido como Antônio do Incra, e o secretário Estado do Desenvolvimento Ambiental, Marco Antônio Lagos. Alex Redano deu as boas vindas a todos os presentes e acredita que o melhor caminho é aliar o desenvolvimento com a preservação das florestas. “Eu tenho um viés mais desenvolventista. Não adianta preservar as florestas se faltar o feijão e o arroz na mesa do povo”.

Rosildo Costa Lopes, agricultor que mora no PAF Jequitibá, agradeceu o empenho do deputado estadual em reunir os moradores e os órgãos responsáveis pela região. “Agradecemos esse apoio essencial que o deputado está dando para a gente. O senhor tem que intermediar algo nessa causa lá em Brasília, pois é lá é que vão resolver nossa situação. A gente não quer que aconteça igual aconteceu no Pará. Devemos nos mobilizar por ações políticas e jurídicas em todas as esferas de poder. Temos que juntar os oito deputados federais, os três senadores, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa”, pontuou ele.

Continua após a publicidade.

Deputado Alex Redano conduziu a reunião na Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO).

Já Jânio, mais conhecido como Zoca, que também é agricultor sugeriu que “temos que mudar a portaria para um PA normal para poder fazer a regularização das famílias. Passa alguém na estrada, joga um fogo e essa situação nunca vai mudar. Tira o PA Florestal e o que tiver que corrigir, a gente corrige. O que não podem é amedrontar ou tirar as pessoas que moram ali há tanto tempo”.

Continua após a publicidade.

O ex-deputado federal Lindomar Garçon (Republicanos) se colocou à disposição no que for possível para ajudar a todos em Brasília. “O deputado Alex tem muito crédito com a bancada federal em Brasília. Ele ajudou a população de Rio Pardo que estava em uma situação difícil. Ele convocou toda a bancada federal para fazer uma sessão lá e encontraram uma solução. Vamos ajudar a marcar uma audiência com o ministro e o presidente do Incra para podermos tentar derrubar essa portaria do PAF Jequitibá”.

Durante a reunião ficou definido que serão enviados diversos ofícios para vários órgãos federais, incluindo o próprio Incra, o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis e Meio Ambiente (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e outros, para quem possam participar das discussões e decisões que possam surgir entre os participantes da iniciativa e moradores do PAF Jequitibá.

Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO



Noticias da Semana

Veja +