Benedita diz que processará Zambelli por racismo, após ser chamada de 'Chica da Silva'



 

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou, ao jornal O Globo, que notificará judicialmente a também deputada Carla Zambelli (PL-SP), que a chamou de "Chica da Silva" durante uma transmissão nas redes sociais.

Zambelli disse que confundiu os nomes da parlamentar e da personagem histórica, enquanto Benedita afirma haver cunho racista na comparação.

Continua após a publicidade.

Segundo a petista, Zambelli deverá ter a "correção necessária", seja política ou judicialmente. Benedita conta que só ficou sabendo da fala após o PT criticar a declaração nas redes sociais.

"Estava ali como coordenadora geral do encontro, preocupada com o encontro. Quando eu soube, já tinham tomado providências na Câmara, o PT já tinha se manifestado com uma nota de repúdio, e as mulheres já estavam também se posicionando nos seus núcleos", disse a deputada a O Globo.

O que aconteceu

Continua após a publicidade.

Na última terça-feira (2), Zambelli se queixou de não ter sido autorizada a discursar na primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20, em Maceió.

"Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, [que é a] Chica da Silva [que vai falar]", disse a parlamentar do PL.

Benedita da Silva é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara e foi escolhida para discursar na abertura do evento.

Continua após a publicidade.

Francisca da Silva foi uma escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais poderosas do Arraial do Tijuco, atual município de Diamantina (MG), no século 18.

O que disse Zambelli sobre o caso

Em nota, Zambelli diz que cometeu um "equívoco" por lapso de memória e que se desculpou em uma conversa "amigável" com a petista.

"Imediatamente quando percebeu o ocorrido, Zambelli apagou a publicação de suas redes e se desculpou com a deputada Benedita. A conversa foi amigável e houve compreensão da situação", diz a assessoria de Carla Zambelli. "Não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento".

(Uol)



Noticias da Semana

Veja +