Em Brasília, deputado Jean Mendonça discute medidas emergenciais de enfrentamento a crise hídrica em Rondônia



Parlamentar solicitou ao representante do Governo Federal medidas de apoio para os agricultores, suas famílias e a cadeia produtiva do agronegócio..

 

O deputado Jean Mendonça (PL) participou, em Brasília, de reunião com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Wolnei Wolff, para discutir medidas emergenciais de socorro aos municípios isolados pela crise ambiental que, além de Rondônia, afeta também os estados do Acre, Amazonas e Roraima.

Continua após a publicidade.

Jean Mendonça solicitou do representante do governo federal medidas para apoiar os agricultores e suas famílias e a cadeia produtiva do agronegócio e da agricultura familiar no enfrentamento a grave crise hídrica que afeta os municípios rondonienses. 

A reunião foi coordenada pela União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) e pelo Parlamento Amazônico e contou ainda com a presença dos deputados Lucas Torres (Rondônia), Adjuto Afonso (Amazonas), Afonso Fernandes (Acre) e Dr. Cláudio Cirurgião (Roraima), além da deputada federal Cristiane Lopes (Rondônia). Também participaram da reunião o diretor-geral da Unale, Fernando Brandão, e o coordenador-geral do Parlamento Amazônico, Flávio Castro.

Durante o encontro, o deputado Jean Mendonça falou sobre a necessidade do governo federal adotar medidas urgentes para reduzir os prejuízos da seca na agricultura e na pecuária. De acordo com o deputado, a grave crise hídrica que afeta os municípios rondonienses compromete a cadeia produtiva do agronegócio, especialmente a da agricultura familiar em Rondônia. Ele mencionou casos de rios em Pimenta Bueno que estão secando, tornando inviável o abastecimento de água nas propriedades rurais do município. 

Continua após a publicidade.

Jean Mendonça relatou ao secretário Wolnei Wolff que algumas famílias moradoras da área rural do município de Pimenta Bueno estão sofrendo por falta de água para o consumo humano e dos animais. Ele citou o exemplo da agricultora Eliane Maria, moradora do setor Araçá, que sofre com a falta de água no poço que abastecia a família. “O poço secou de vez. Não tem água para cozinhar, não tem água para beber e, para tomar banho, é ainda mais difícil.  Às vezes, as crianças não vão para a escola por falta de água”, relatou Jean Mendonça. 

Texto: Assessoria parlamentar

 

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +