Um governo refém de Nikolas Ferreira



Decisão do governo Lula de voltar atrás em parte do aumento do IOF levou em conta o risco de o deputado federal gravar mais um vídeo

O governo Lula voltou atrás horas depois de anunciar aumento em alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o recuou ocorreu após o governo receber “uma série de subsídios de pessoas que operam nos mercados, salientando que aquilo poderia acarretar algum tipo de problema e passar uma mensagem que não era a desejada pelo Ministério da Fazenda”.

“Aquilo” a que Haddad se refere é o controle de remessas para investimento no exterior. Há mais do que economia envolvida no recuo do governo, contudo, como apurou Crusoé.

Continua após a publicidade.

Ciente de que teria de voltar atrás na decisão de elevar de 1,1% para 3,5% a alíquota para remessas destinadas a investimentos no exterior, Haddad foi consultar Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Nikolas

O ministro da Fazenda queria saber qual seria o melhor momento para revogar a medida. Sidônio respondeu que o recuo deveria deveria ser urgente e rápido. E foi o que ocorreu.

Continua após a publicidade.

Havia o medo de que, se a reação demorasse muito, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que já causou estragos demais ao governo com seus vídeos nas redes sociais, poderia se animar mais uma vez.

Nikolas fez o governo voltar atrás na pretensão de ampliar o monitoramento do Pix, com um vídeo que ultrapassou 300 milhões de vizualizações no Instagram. O estrago se repetiu em menor escala no escândalo do INSS, quando uma gravação do deputado foi vista 137 milhões de vezes.

O deputado comentou em seu perfil no X a informação de que o governo estava com medo de sua reação, publicada também pela Folha de S. Paulo: “O medo não tem que ser de mim e sim de acabar com o país prejudicando cada vez mais os brasileiros”.

Continua após a publicidade.

Vai gravar?

O recuo do governo…

(o antagonista)



Noticias da Semana

Veja +