Ida de Fux para Segunda Turma pode criar “bunker” bolsonarista no STF
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Política

Se autorizada pelo presidente do STF, Edson Fachin, a migração do ministro Luiz Fux da Primeira para a Segunda Turma da Corte pode criar uma espécie de “bunker” bolsonarista no tribunal.
Fux pediu para mudar de Turma após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso, que integrava a Segunda Turma ao lado dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.
Nunes Marques e Mendonça foram indicados ao Supremo por Jair Bolsonaro. Com Fux cada vez mais alinhado a posições bolsonaristas, a ida dele para a Segunda Turma daria força a esse grupo.
Nesse cenário, o colegiado passaria a ter uma tendência mais favorável à direita nos julgamentos, ao contrário da composição atual, na qual as duas Turmas do STF têm maioria mais alinhada a Lula.
A saída de Fux, por outro lado, pode levar a Primeira Turma a não ter nenhum ministro simpático ao bolsonarismo. Isso porque a vaga dele no colegiado será destinada ao indicado de Lula para o lugar de Barroso.
Noticias da Semana
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
Vendaval arranca telhados e árvore esmaga Corolla zero km durante forte temporal em Ji-Paraná
Cavalo cai em fossa profunda e mobiliza bombeiros em operação emocionante em Ji-Paraná
Pesquisas revelam disputa pulverizada e 35,1% de indecisos na corrida pela Assembleia de Rondônia
Jornalista e escritor Zuenir Ventura morre aos 95 anos
Michelle Bolsonaro é internada em Brasília nesta terça-feira (22/9)
Furia promete revogar “perdão” à Energisa: “É dinheiro do povo de Rondônia”
AROM divulga 1º Congresso Internacional de Políticas Públicas da Amazônia promovido pela UNIR
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo