Balanço das ações das forças de segurança deflagradas contra o CV em Rondônia; nove prisões




Na manhã desta sexta-feira (12), forças de segurança pública deflagraram a Operação Quimera, uma ação integrada das forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, sob coordenação da Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado de Vilhena, do Comando Regional de Policiamento III e da Delegacia Regional de Polícia Civil de Vilhena. A operação tem como principal alvo membros da Organização Criminosa Comando Vermelho, atuantes nos no Cone Sul de Rondônia.

A operação contou com mais de 220 policiais militares e civis, reunindo equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil de Vilhena. Foram empregados reforços estratégicos de diversas unidades especializadas, incluindo efetivos da GAVE – Gerência de Aviação da SESDEC (Porto Velho), além de equipes da DRACO 2, das Delegacias Regionais de Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé do 3º BPM (Vilhena), 4º BPM (Cacoal), 10º BPM (Rolim de Moura), 2º BPM (Ji-Paraná) e do BPTAR (Porto Velho).

Continua após a publicidade.

Para dar suporte às ações, foram utilizados cães farejadores e um helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), garantindo maior eficácia nas buscas e no cumprimento dos mandados.

Durante a ação, foi dado cumprimento de 65 medidas cautelares, sendo 22 mandados de prisões preventivas, 28 mandados de busca e apreensão e ainda 15 medidas cautelares diversas. As ordens judiciais são executadas simultaneamente em diversos endereços nos municípios de Vilhena, Chupinguaia e nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O nome QUIMERA foi atribuído à operação por fazer alusão à criatura mitológica composta por partes de diferentes animais, simbolizando a multiplicidade de formas, estratégias e ramificações assumidas pelas organizações criminosas que atuam no município de Vilhena/RO. Assim como a Quimera apresentava cabeças e naturezas distintas, o Crime Organizado manifesta-se de maneira híbrida, articulando tráfico de drogas, porte e comércio ilegal de armas, extorsões, ameaças, lavagem de capitais e infiltrações territoriais, comportando-se como um organismo complexo, adaptável e de alto potencial destrutivo.

Continua após a publicidade.

Além disso, na tradição mitológica, a Quimera era uma criatura feroz que devastava regiões inteiras, exigindo uma resposta coordenada, precisa e estratégica para ser neutralizada. A denominação, portanto, representa a necessidade de unir forças, integrar instituições e aplicar ações simultâneas em diversos pontos sensíveis, a fim de conter a expansão, neutralizar células criminosas e enfraquecer a estrutura multifacetada dos grupos que operam na região.

A Operação Quimera é fruto de um trabalho integrado entre as forças de segurança, representada pela Delegacia Regional de Vilhena, e a Polícia Militar, por meio do Comando Regional de Policiamento III e 3º Batalhão de Polícia Militar, contando ainda com o apoio direto do Poder Judiciário, do Ministério Público e das demais instituições de segurança pública atuantes no município. A união de esforços demonstra o comprometimento das autoridades no combate ao crime organizado.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO

Continua após a publicidade.

Município de Vilhena, apreensões:

16 celulares

69 munições 9 mm deflagradas

61 munições calibre 9mm;

11 munições calibre .22

Quatro porções de substância aparentando ser maconha

Dois tabletes de Pasta Base de cocaína

Uma arma de fogo, marca Taurus, modelo PT92

Um revólver .357

Uma Pistola Taurus T59 (funcional)

Quatro carregadores;

Um carregador rápido (para municiar carregador);

Uma empunhadura sobressalente;

Cinco munições calibre .380.

Duas munições deflagradas .357

Sete prisões, incluindo a PP

Duas balanças de precisão

Folhas de cocaína

Uma moto recuperada (BIZ)

R$ 577,00 em espécie

Foi registrado um óbito

Município de Chupinguaia, apreensões:

Duas prisões

Um simulacro

29 celulares

Um Tablete de pasta base de cocaína

Três Tabletes de maconha

Oito porções de substância entorpecente entre maconha e cocaína

Um Rifle

22 Munições calibre .22

Um micro sd

Um notebook

Uma mira a laser

R$ 2.130,00 em espécie

O Governo do Estado de Rondônia reafirma seu compromisso inabalável com a segurança da população rondoniense. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC/RO), o Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Direção-Geral da Polícia Civil (PCRO), além das demais forças de segurança pública seguem firmemente empenhadas no combate à criminalidade, não medindo esforços para garantir um ambiente seguro e de paz para todos os cidadãos do estado, especialmente para os munícipes de Vilhena.



Noticias da Semana

Veja +