Urgente: Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado



Na sessão tumultuada deste sábado (2) que foi presidida pelo senador José Maranhão (MDB-PB), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) venceu a disputa pela presidência do Senado por 42 votos, em votação secreta, após decisão do ministro do STF, Dias Toffoli, que determinou nesta madrugada que a eleição para a presidência do Senado fosse fechada.

A votação foi feita por meio de cédulas com o nome dos candidatos depositadas em uma urna. Contudo, alguns senadores declararam o voto e também mostraram a cédula marcada em qual candidato votou.

Porém, foi necessário fazer uma segunda votação devido ao fato de ter uma cédula de voto a mais, contabilizando 82 votos tendo 81 senadores na Casa, o que gerou confusão e tumulto no Plenário do Senado.

Continua após a publicidade.

A pedido do senador Major Olímpio (PSL-SP), a Mesa Diretora já determinou a apuração do ocorrido na votação para a Presidência do Senado, segundo informa O Antagonista.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), que era considerado favorito para a eleição, retirou sua candidaturaapós a confusão, criticando todo o acontecimento e abandonou o Plenário do Senado.

Candidato do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, Alcolumbre assume, de forma definitiva, pela primeira vez o cargo de presidente do Senado e do Congresso Nacional em um mandato de 2 anos.

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +