MUNDO EM ALERTA - Coreia do Norte pode enviar tropas para Rússia em julho ou agosto, diz Seul


A Coreia do Norte pode enviar tropas adicionais à Rússia para lutar na guerra contra a Ucrânia em julho ou agosto, disseram parlamentares da Coreia do Sul na quinta-feira (26). As autoridades acrescentaram que Pyongyang continua fornecendo armas para Moscou.

De acordo com o parlamentar Lee Seong-kweun, o NIS (Serviço Nacional de Inteligência) acredita que a Rússia pode estar se preparando para realizar um ataque em larga escala contra a Ucrânia nos próximos meses.

"O momento do envio adicional pode ser já em julho ou agosto", afirmou Lee, acrescentando que o NIS citou o envio de uma nova remessa de tropas pela Coreia do Norte e uma visita recente a Pyongyang de um alto funcionário da segurança presidencial russa como base para avaliação

Em troca do envio de munição de artilharia e mísseis para a Rússia, Pyongyang provavelmente receberá assessoria técnica sobre lançamentos de satélites e sistemas de orientação de mísseis, disse Lee.

Após meses de silêncio, tanto a Coreia do Norte quanto a Rússia divulgaram o envio de tropas norte-coreanas e o papel que desempenharam na ofensiva de Moscou contra a Ucrânia para retomar a região de Kursk.

Os dois países afirmaram que a cooperação se baseia no tratado assinado pelos próprios líderes em junho do ano passado, que inclui um pacto de defesa mútua.


Noticias da Semana

Veja +