Estratégia das forças de segurança de Rondônia garantiram tranquilidade para o desfile do maior bloco da Região Norte



Ações integradas das forças de segurança resultam em recapturas e recolhimentos durante festividades carnavalescas em Rondônia

Uma operação integrada de fiscalização resultou na recaptura de foragido e no recolhimento de monitorados durante o desfile do maior bloco de rua da região Norte, realizado no sábado (14), em Porto Velho. A ação foi executada pela Polícia Penal, por meio de abordagens presenciais, verificações de rotina e monitoramento eletrônico em tempo real no circuito carnavalesco, com foco no cumprimento de medidas judiciais.

Continua após a publicidade.

A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança pública e assegurar o cumprimento das determinações judiciais durante o período festivo. As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em integração com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com execução da Gerência Especializada em Operações Penais (Geop), Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e da Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o fortalecimento das operações é resultado de investimentos contínuos.“O Estado tem investido em tecnologia, estrutura e valorização das nossas forças de segurança para garantir que grandes eventos ocorram com tranquilidade. A presença integrada das equipes demonstra o compromisso com a proteção da população e com o cumprimento da lei”, afirmou.

FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Continua após a publicidade.

De acordo com o diretor da Umesp, Eliel de Souza Sá, a atuação ocorre dentro das competências legais.“A Polícia Penal atua no Carnaval fiscalizando o cumprimento de medidas judiciais por monitorados eletrônicos e realizando a recaptura de foragidos que possam ser localizados nas festividades. Pessoas monitoradas possuem regras específicas e não têm autorização para frequentar circuitos carnavalescos ou locais de grande aglomeração, sendo o acompanhamento feito em tempo real e com equipes em campo para garantir o cumprimento das determinações da Justiça e a tranquilidade social.”, pontuou.

A presença das forças de segurança também foi percebida de forma positiva por quem participou da festa. O folião Anderson Fausto ressaltou a importância da segurança. “A gente consegue aproveitar a festa com mais tranquilidade vendo as equipes atuando. Isso traz confiança para quem está aqui só para se divertir.”, afirmou.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO CARNAVAL

Continua após a publicidade.

Durante as ações no evento, foram registrados:

  • 1 monitorado recolhido à Colônia Agrícola Penal (Capep);
  • 2 monitorados em medida cautelar conduzido à Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), notificado e liberado após comunicação judicial; e
  • 1 foragido do sistema prisional recapturado.

Iniciada em 6 de fevereiro, a operação já contabiliza:

  • Recaptura de 4 foragidos da Justiça;
  • Recolhimento de 10 monitorados removidos das áreas de festividade;
  • Condução de 5 monitorados para notificação com comunicação ao Judiciário.

PLANEJAMENTO ATÉ O FIM DO CARNAVAL

Integração das forças garante tranquilidade aos foliões

O secretário da Sejus, Marcus Rito reforçou que as ações seguem até o encerramento do período carnavalesco. “Nosso planejamento operacional permanece ativo até o final das festividades. Trabalhamos de forma integrada, com inteligência e presença estratégica, para garantir segurança à população e o cumprimento das medidas impostas pela Justiça.”, ressaltou.

FORÇAS PARTICIPANTES

A operação é uma iniciativa que reúne esforços das forças de segurança do estado de Rondônia, Sejus e Sesdec, com ação efetiva da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) e Polícia Penal. A ação tem como objetivo garantir a tranquilidade durante as festividades carnavalescas, proporcionando um ambiente seguro para todos os foliões. Com patrulhamento intensificado e planejamento estratégico, as forças de segurança atuam de forma integrada na prevenção e no combate a possíveis delitos, assegurando que as celebrações ocorram com ordem e sem intercorrências.

Secom



Noticias da Semana

Veja +