
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking brasileiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 11 de julho, pelo Ministério da Educação, em Brasília.
O resultado reflete um conjunto de esforços que têm colocado a educação como prioridade, com destaque para a atuação estratégica e colaborativa do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Os dados integram o balanço do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Ministério da Educação que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens prejudicadas pela pandemia. Ao todo, a avaliação envolveu 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas públicas e 5.450 municípios em todo o país.
De acordo com os critérios do programa, são consideradas alfabetizadas as crianças que demonstram habilidades básicas de leitura e escrita. Isso inclui a capacidade de ler textos simples, localizar informações evidentes no texto, interpretar elementos não verbais em tirinhas e histórias em quadrinhos e estabelecer conexões entre texto e imagem. Na produção escrita, mesmo com eventuais desvios ortográficos, os estudantes devem ser capazes de elaborar textos compreensíveis em situações do cotidiano.
RESULTADO REFORÇA ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DO TCE-RO
Nesse cenário nacional, Rondônia superou todos os estados da Região Norte e ficou entre os seis melhores colocados do Brasil. O resultado é ainda mais representativo porque, mesmo com avanços, o país como um todo ainda não alcançou a meta nacional estipulada para 2024.
A pontuação de Rondônia ficou acima da média nacional e inclusive superou estados com maior tradição educacional, revelando a força de uma articulação séria, técnica e comprometida com os direitos da infância.
DIFERENCIAIS DE RONDÔNIA
Entre os principais fatores que explicam o desempenho do estado está o fortalecimento do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa), uma iniciativa desenvolvida pelo próprio Tribunal de Contas de Rondônia. O programa promove formações pedagógicas, diagnósticos, escuta ativa de gestores escolares e acompanhamento das ações de alfabetização em cada município.
Outro fator de sucesso para o desempenho de Rondônia é a atuação incansável dos professores alfabetizadores e gestores educacionais. Em todo o estado, esses profissionais têm sido essenciais no avanço da aprendizagem, atuando com dedicação, criatividade e compromisso diário com cada criança. São eles que transformam políticas públicas em prática pedagógica, mesmo diante dos desafios estruturais e sociais enfrentados nas redes de ensino. O reconhecimento obtido por Rondônia é, também, um reconhecimento à força do trabalho desses educadores.
Outro diferencial é a atuação do GAEPE-RO (Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia), espaço interinstitucional com a participação do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e de representantes de instituições públicas, secretarias municipais e estadual de Educação, além de outros parceiros.
O grupo tem contribuído para alinhar políticas públicas, apoiar os municípios e construir soluções conjuntas para os desafios educacionais do estado.
Os resultados mostram que, quando instituições se unem por um propósito comum, é possível garantir às crianças o direito de aprender na idade certa. A conquista é dos professores, gestores escolares, municípios, estado, das famílias. E é, sobretudo, uma conquista das crianças rondonienses.