
Começou, nesta semana, a reforma na ala de clínica cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.
A obra, aguardada há mais de 20 anos, está sendo acompanhada de perto pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que atua no monitoramento técnico das reformas emergenciais na unidade. PAPEL DO TRIBUNAL DE CONTAS A atuação do Tribunal de Contas iniciou com um diagnóstico das áreas mais críticas do hospital. A partir disso, foram identificadas as prioridades e iniciadas as intervenções.
Esse trabalho já resultou na reforma completa de diversas alas do hospital, como a neurologia, o centro cirúrgico e a maternidade.
Todos os ambientes foram reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO, que acompanha os trabalhos semanalmente e notifica os gestores, para que as obras avancem com eficiência e dentro do prazo.
“O objetivo é que, ao final, a equipe médica e os pacientes tenham o conforto que merecem durante o atendimento”, explicou Leonardo Costa, auditor de controle externo do TCE-RO. INÍCIO DAS OBRAS
A reforma da ala de cirurgia cardiovascular irá revitalizar 15 enfermarias e entregar 33 leitos clínicos com infraestrutura renovada. A previsão é que seja concluída em até 90 dias.
As obras incluem a substituição completa dos pisos, revestimento das paredes, troca de janelas e portas, pintura geral, reforma dos banheiros e renovação das instalações elétricas e hidrossanitárias.
Além das melhorias estruturais, também serão corrigidos problemas antigos de acessibilidade. As portas estreitas, que dificultavam a passagem de macas e camas, serão substituídas por modelos mais amplos.
Para o fiscal da obra pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Robson Lenz, a contribuição do TCE-RO favorece os trabalhos para o bom andamento das obras.
“O Tribunal de Contas contribui para cobrar e agilizar as reformas. A Sesau sempre atua buscando realizar as melhorias, mas o apoio do Tribunal, sem dúvida, acelera os processos de reforma”, destacou.
O diretor-adjunto do hospital, Élcio Cardoso, também comentou os avanços das obras no hospital.
“A expectativa é que essa ala traga mais dignidade para os pacientes, acompanhantes e servidores, proporcionando bem-estar e um ambiente de trabalho melhor”, ressaltou.
Para quem está diretamente envolvido na execução da obra, como o pedreiro Jeremias Amaral, o sentimento é de orgulho.
“É gratificante atuar nessa obra que vai atender não só a população de Porto Velho, mas também todo o estado”, disse.
Usuários do hospital percebem a diferença, e destacam a importância da atuação do Tribunal de Contas na melhoria dos serviços prestados.
“Eu acho ótimo, porque vocês fazendo esse trabalho, o atendimento melhora, né? E a gente passa a ter mais confiança, sabendo que vai ter um bom atendimento”, comentou Maria de Lourdes, aposentada, que acompanha a filha em tratamento no hospital. FISCALIZAÇÕES PERMANENTES
O Tribunal de Contas seguirá fiscalizando de forma permanente as reformas no Hospital de Base.
Com o monitoramento contínuo, o Tribunal reforça seu papel em induzir melhorias e assegurar que os serviços de saúde oferecidos à população sejam prestados com qualidade, dignidade e respeito ao cidadão.