.png)
Porto Velho, 31 de maio de 2025 - Com um total de R$ 108 mil em premiações, o Governo de Rondônia realizou na sexta-feira (30) a cerimônia de premiação do 1º Concurso Estadual de Produção de Leite (ConLeite), destacando os produtores com as melhores performances leiteiras do estado. A solenidade integrou a programação da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que o concurso foi criado com o objetivo de valorizar os produtores rurais e estimular o crescimento da pecuária leiteira, uma das mais importantes atividades econômicas do estado. “São R$ 108 mil em prêmios para as melhores produções de leite do estado. Esse é um concurso que estreia para elevar ainda mais a qualidade da pecuária leiteira em Rondônia, realizada com tanta dedicação e amor pelos produtores rurais”, afirmou.
Rondônia é hoje o maior produtor de leite da Região Norte e ocupa a 10ª posição no ranking nacional, consolidando-se como referência na atividade.
De acordo com Luiz Paulo, titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o concurso contou com a participação de nove animais, divididos em duas categorias: Novilha, para fêmeas entre 24 a 36 meses, e Vaca, para animais com mais de 36 meses.
“Foram três dias de ordenha, utilizando a tecnologia 'do Balde ao Pé', que permite a captação, pesagem e resfriamento adequado do leite. Os produtores de Rondônia deram um show de qualidade, sustentabilidade e alta produtividade”, ressaltou Luiz Paulo.
O grande destaque do ConLeite foi o pecuarista Márcio José da Silva, do município de Ouro Preto do Oeste, vencedor nas duas principais categorias. Ele revelou que o segredo do sucesso está no investimento em melhoramento genético. “Fazemos um trabalho contínuo na propriedade. Quero parabenizar o governo do estado pelo apoio aos produtores e pela realização da Rondônia Rural Show. Ano que vem a gente volta para competir de novo”, afirmou o produtor.
Conheça os premiados do 1º ConLeite:
Categoria Novilha:








O ConLeite reforça a vocação de Rondônia como potência leiteira, incentivando práticas sustentáveis e de alta performance, além de fortalecer a integração entre produtores, governo e tecnologia.
Fonte: noticiastudoaqui.com