Publicidade

AGORA, ATÉ PELO CELULAR - Cidadãos já podem consultar posição em listas de espera NA REGULAÇÃO do SUS em Rondônia

Publicidade


Porto Velho (RO) — O Governo de Rondônia passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (2), no Portal da Transparência, o acesso público às listas de espera do Sistema Estadual de Regulação (SISREG). A ferramenta permite que cidadãos consultem seu posicionamento nas filas para atendimentos ambulatoriais especializados e cirurgias eletivas na rede pública de saúde.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e visa ampliar a transparência, facilitar o acesso às informações sobre atendimentos e fortalecer a relação entre a população e o sistema público de saúde.

Segundo o controlador do Estado, José Abrantes Alves de Aquino, a medida representa um avanço importante na comunicação com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos proporcionar mais transparência e praticidade aos pacientes, permitindo que acompanhem a situação de seus atendimentos de maneira acessível e segura”, afirmou.

Como funciona

O sistema permite que os cidadãos realizem consultas utilizando diferentes informações: número do Cartão Nacional do SUS (CNS), nome, número do CPF ou ainda o tipo de procedimento solicitado. Apesar da abertura ao público, a identificação dos pacientes é realizada de forma a preservar a privacidade, em conformidade com a legislação de proteção de dados.

A plataforma é composta por dois painéis principais: um referente à fila ambulatorial especializada e outro à fila de procedimentos cirúrgicos eletivos. Os dados são coletados do Sistema de Regulação (SISREG), ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde e administrada pela Coordenadoria Estadual de Regulação (CREG).

De acordo com a coordenadora estadual de Regulação, Kenia Ribeiro Marinho, a disponibilização das informações é um ato de cidadania. “Ao tornar a fila visível, damos ao cidadão condições reais de acompanhar seu atendimento, compreender sua situação e cobrar seus direitos com base em dados concretos”, destacou.

Transparência e eficiência

A fila do SISREG organiza os pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames e procedimentos, priorizando os atendimentos com base em critérios clínicos e de urgência. O sistema busca garantir o uso eficiente dos recursos públicos e a adequação do atendimento às necessidades de cada paciente.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com uma saúde pública mais transparente e eficiente. “Essa é mais uma entrega que reforça nosso compromisso com uma saúde pública mais centrada no cidadão”, afirmou.

Já o diretor de Transparência e Governo Aberto da CGE-RO, Marcos Astrê, enfatizou que o sistema é mais um passo na aproximação da população com os serviços públicos. “Estamos empenhados em tornar a saúde pública mais acessível e eficiente. Esta plataforma representa mais um avanço nessa direção”, disse.

Acesso e suporte

O novo sistema já está disponível e pode ser acessado diretamente pelo Portal da Transparência do Estado de Rondônia. Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail: creg@sesau.ro.gov.br.

Com a medida, o Governo de Rondônia reforça sua política de transparência, controle social e planejamento, alinhada às boas práticas de gestão pública.

Fonte: noticiastudoaqui.com

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade