
Na tarde da última quinta-feira, 08, foi realizada a solenidade de passagem de comando do 2º Batalhão de Polícia Militar – Batalhão Tiradentes, em Ji-Paraná. O evento foi presidido pelo subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Souto, ocasião em que o tenente-coronel PM Edvaldo de Araújo Elias transmitiu o comando da unidade ao tenente-coronel PM Edimar Correia José.
A solenidade contou com a presença da tropa do 2º BPM, além de diversas autoridades militares e civis, representantes do Poder Judiciário, do Legislativo municipal, do Executivo municipal, familiares e membros da imprensa local.

Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel PM Elias agradeceu à família, aos superiores hierárquicos, à sociedade ji-paranaense e à tropa do Batalhão Tiradentes. O oficial destacou os resultados alcançados durante sua gestão, como a significativa redução dos índices de criminalidade e o fortalecimento das ações sociais desenvolvidas pela unidade.
“Muitas foram as ações que culminaram na segurança da nossa população, que é a principal destinatária do nosso trabalho. Nos últimos dois anos, tivemos uma redução de 25% nos casos de homicídio e de 37% nos roubos. Nas atividades sociais, mais de 700 pessoas foram atendidas diretamente, e no setor de saúde foram realizados mais de 1.800 atendimentos a militares e familiares. Tudo isso é resultado do esforço conjunto de toda a tropa do 2º BPM”, enfatizou.
Na oportunidade, o tenente-coronel PM Elias foi agraciado com a Medalha Mérito Forte Príncipe da Beira – Grau Comendador, honraria concedida em reconhecimento aos relevantes serviços, à dedicação e às expressivas contribuições prestadas à Polícia Militar de Rondônia ao longo de sua trajetória na corporação.
O subcomandante-geral da PMRO, coronel PM Glauber Souto, destacou em seu pronunciamento os avanços da Polícia Militar de Rondônia nos últimos anos, a expressiva redução da criminalidade e os investimentos realizados pelo Governo do Estado na corporação. O coronel agradeceu ao tenente-coronel Elias pelo trabalho desenvolvido à frente do Batalhão Tiradentes.
“Nosso agradecimento pelo seu trabalho, que se reflete diretamente nos números de redução criminal. Esse resultado é fruto do empenho da tropa que esteve em sua retaguarda. Um comando sem tropa não é absolutamente nada”, afirmou, desejando boas-vindas ao novo comandante.

O novo comandante do 2º BPM

O tenente-coronel PM Edimar Correia José é formado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia e pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Cacoal (UNESC). É especialista na área e atua como docente no campo jurídico.
Iniciou sua carreira militar em 2006, após concluir o Curso de Formação de Soldados (CFSD/2006). Posteriormente, tornou-se oficial da Polícia Militar ao concluir o curso de Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Federal de Rondônia, em convênio com a Polícia Militar do Estado de Rondônia.
Ao longo de sua trajetória profissional, participou e concluiu diversos cursos no âmbito da PMRO, atuando em diferentes áreas da corporação. Já comandou o 11º Batalhão de Polícia Militar e, atualmente, exercia a função de adjunto do Comando Regional de Policiamento II, assumindo agora o comando do 2º BPM.
Texto e fotos: Seção de Comunicação Social – P5 do 2º BPM