LIGAÇÕES CLANDESTINAS - TCE encaminha acusações de “gato” da Caerd ao Ministério Público

Publicidade

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) decidiu encaminhar ao Ministério Público Estadual (MP-RO) as acusações feitas pela concessionária de energia contra a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), que teria realizado ligações clandestinas para consumo irregular de energia elétrica.

A denúncia partiu da Energisa, que também cobra da companhia um débito superior a R$ 37 milhões. No processo, a empresa alegou ainda que a Caerd estaria praticando gestão temerária e privilegiando determinados credores em detrimento de outros.

Ao analisar o caso, o conselheiro relator Omar Pires Dias destacou que a função do TCE não é apurar crimes ou efetuar cobranças dessa natureza, e sim fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Por isso, determinou o arquivamento da representação e o envio das informações ao Ministério Público, responsável por investigar possíveis ilícitos penais.

Durante o julgamento, o conselheiro também observou que a própria Energisa possui dívidas históricas com a Caerd e com o Governo do Estado, especialmente relacionadas a tributos estaduais.

Em nota, ex-diretores da Caerd negaram a prática de “gatos” e afirmaram que eventuais irregularidades podem ter ocorrido em sistemas que já não estão sob administração da companhia, como nos distritos transferidos para outras gestões.

Com o encaminhamento, caberá ao Ministério Público avaliar se há elementos para instaurar investigação criminal sobre as denúncias de furto de energia elétrica.

Publicidade

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +