O feriado de 2 de outubro, quando Porto Velho comemora 111 anos de fundação, será celebrado de forma diferente neste ano. Embora a data seja oficialmente na quinta-feira, conforme prevê o Decreto Municipal nº 20.692/24, os principais órgãos públicos estaduais decidiram transferir a folga para a sexta-feira (3).
O Governo de Rondônia publicou o Decreto nº 29.900/24, que altera a data para facilitar a organização administrativa e estender o descanso aos servidores. O Tribunal de Justiça (TJRO), o Ministério Público (MPRO) e a Assembleia Legislativa (Alero) também confirmaram a mudança por meio de atos próprios.
Na esfera municipal, a Prefeitura de Porto Velho manteve o feriado na quinta-feira (2), mas estuda decretar ponto facultativo na sexta, o que garantiria um fim de semana prolongado aos servidores da capital.
Já os órgãos federais, como a Receita Federal, informaram que não haverá expediente apenas no dia 2 de outubro, com retorno normal das atividades na sexta-feira.
Com a alteração, serviços administrativos estaduais e do Judiciário não funcionarão na sexta-feira. A expectativa é de que setores como comércio, bancos e repartições municipais sigam com programação diferenciada, de acordo com cada instituição.